Diferentes Tipos de Trações
Diferentes tipos de trações 4×4
“A tração nas quatro rodas é ótima – se você souber como usá-la.”
Desde os dias da primeira geração do Grand Cherokee, os sistemas de tração nas quatro rodas evoluíram. A maior diferença é que a maioria dos sistemas atualmente é de tração nas quatro rodas, o que significa que há um diferencial central de algum tipo que permite que os pneus dianteiros e traseiros girem em velocidades diferentes. A tração nas quatro rodas pode ser usada em pavimento seco, onde a tração nas quatro rodas requer uma superfície escorregadia, de modo que as extremidades dianteira e traseira possam combinar a velocidade sem encadernar. Mas mesmo que você tenha esse tipo de sistema, há algo que você precisa saber.
Caminhões e SUVs maiores tendem a oferecer três ou quatro configurações para seus sistemas de tração nas quatro rodas: 2WD, 4WD Auto, 4WD High e às vezes 4WD Low.
Vamos começar pelos dois primeiros. Se você tem um veículo que ofereça tração nas duas rodas ou com tração nas quatro rodas, então na maioria das vezes você pode usar a configuração 4WD Auto. É bom para o pavimento seco, então a única vantagem de rodar em 2WD seria algum benefício econômico em economia de combustível – ou economizando desgaste no sistema de tração dianteira (já que esses veículos tendem a ser baseados em caminhões e, portanto, traseiros quando estão em uso) modo de duas rodas motrizes). Enquanto isso, o 4WD Auto é prático mesmo que comece a chover – sua tração extra estará lá, sob demanda, automaticamente.
Four-wheel-drive High é uma configuração praticamente inútil se você tiver um sistema que ofereça 4WD Auto. Isso porque ele apenas trava a frente e a extremidade traseira juntas, o que pode ser útil em algum contexto estreito fora de estrada.