6 dicas principais para manter o seu 4×4

Blog Dandaro 4x4

6 dicas principais para manter o seu 4×4

6 dicas principais para manter o seu 4×4

Famosos por sua natureza resistente, os 4×4 são bem vistos por suas habilidades de resistir a condições de direção adversas. No entanto, para manter o seu veículo na melhor forma como proprietário, você também deve fazer a sua parte. Como acontece com qualquer carro, sem os devidos cuidados pode facilmente causar danos a longo prazo.

1. Mantém isso limpo:

Pode parecer óbvio, mas reservar tempo regularmente para fazer uma limpeza completa no seu 4×4 pode ser uma das melhores medidas para manter a qualidade pelo maior tempo possível. Lavar seu carro não só melhora sua aparência estética, mas também pode manter o exterior e o interior em excelentes condições.

Quaisquer respingos e manchas dentro do carro devem ser tratados o mais rápido possível para evitar vazamentos que possam impactar seu carro. Mesmo que seu carro pareça impecável à primeira vista, a poeira no interior também pode causar grandes problemas, portanto, mantenha-se atualizado com as necessidades de limpeza do seu carro durante todas as épocas do ano.

Existem muitos benefícios em enxaguar o exterior do carro, a remoção de quaisquer detritos ou sujeira indesejados evitará manchas e também ajudará a impedir que a pintura desbote.

2. Verifique os fluidos da transmissão e a bateria do seu 4×4:

Os veículos 4×4 dependem muito mais das transmissões do que os 2WD normais. A troca frequente de marcha pode afetar esses fluidos mais rápido do que o normal. Isso significa que se o fluido da transmissão superaquecer, sua eficácia como lubrificante é perdida muito rapidamente e isso pode levar a um desgaste dramático em algumas das peças internas críticas.

É imperativo para o proprietário de um 4×4 substituir regularmente os fluidos da transmissão e certificar-se de que eles sejam abastecidos antes de sair em uma viagem para garantir que a eficácia desse componente vital do veículo esteja nas melhores condições possíveis.

Recomenda-se que uma vez por mês você verifique o nível de fluidos e se as baterias estão sólidas. Embora possa ser uma atividade demorada, pode economizar muito tempo a longo prazo; ajudando a evitar quaisquer incidentes enquanto você estiver na estrada em uma data posterior.

3. Prevenindo ferrugem no seu 4×4:

Para qualquer carro, a ferrugem nunca é um bom sinal. No entanto, a prevenção é possível e impedir a ocorrência de ferrugem em seu 4×4 não exige muito esforço. Reserve um tempo pelo menos duas vezes por ano para aplicar um tratamento tipo óleo nas partes  do seu 4×4.

Isso não apenas ajudará a manter o bom estado do seu veículo, mas também poderá aumentar o brilho e a aparência geral do carro.

4. Cuidado com vazamentos:

A caixa de transferência é uma parte vital dos carros 4WD que movem a potência da transmissão para os eixos do carro. Embora geralmente não superaquecem durante a direção, se isso ocorrer em seu carro, pode ter efeitos drásticos no veículo. O fluido na caixa pode vazar, o que significa que outros componentes do carro não estão devidamente lubrificados.

Isso pode desgastar rapidamente a mecânica do carro ou em alguns casos, até causar falhas. É extremamente importante verificar o nível de fluido dentro da caixa de transferência para evitar que isso aconteça.

O enchimento insuficiente do fluido também pode levar a vazamentos mais adiante na linha, portanto, mesmo que você tenha substituído recentemente o fluido na caixa de transferência, vale a pena verificar se isso foi feito de forma eficaz.

5. Cuide dos diferenciais:

Os diferenciais são os conjuntos de engrenagens que permitem que as rodas operem em diferentes velocidades em um veículo 4×4. Esses componentes precisam ser mantidos bem lubrificados para funcionarem com eficácia. Antes de qualquer viagem vale a pena verificar o nível de lubrificação dos diferenciais e também ver se há vazamentos, ou descoloração por contaminação da água.

Se você notar um vazamento ou que a lubrificação tenha ficado com uma cor esbranquiçada, deve-se consertar o mais rápido possível. Usar intensamente as engrenagens também requer uma boa quantidade de lubrificação dos diferenciais. Caso contrário, com óleo insuficiente isso levará ao desgaste prematuro dos diferenciais e isso pode impactar nas funções dos freios.

6. Faça com que seja verificado pelos profissionais

Para manter o seu veículo nas melhores condições possíveis, fazer com que seja inspecionado regularmente por quem conhece o seu carro por dentro e por fora pode ser uma excelente precaução para manter o desempenho e as qualidades estéticas do seu 4×4 a longo prazo.

Não se esqueça que uma equipe de profissionais é o melhor lugar para ter as melhores ferramentas e produtos para o seu automóvel. Às vezes é melhor pedir um pouco de ajuda!

www.dandaro4x4.com.br

Blogs Relacionados:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *