Dicas do Dandaro | Como Dirigir Carro Na Lama 4×4

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Dicas do Dandaro | Como Dirigir Carro Na Lama 4×4

Se você precisa dirigir por uma estrada de terra que, após uma chuva, ficou lamacenta e escorregadia, as chances de atolar seu carro são grandes. Morar em uma área montanhosa ou em um local com trânsito intenso também pode ser perigoso. Para evitar ficar atolado ou capotar o seu carro, você precisa desenvolver algumas habilidades no volante. Coloque o cinto e vamos lá!

 

1 – Dirija devagar! É pouco provável que o carro derrape na pista se você estiver dirigindo com calma. Para ter mais controle sobre o veículo, reduza a marcha.

 

2 – Nunca pise fundo no acelerador! Se estiver perdendo tração nos pneus, retire o pé do acelerador (caso esteja em uma descida) ou mantenha pressão constante no pedal (se estiver em uma subida). Forçar o motor fará com que os pneus girem mais rapidamente, atolando-os ainda mais fundo nos sulcos da estrada.

3 – Se você dirige um carro normal com tração traseira (não do tipo 4WD, AWD ou FWD), coloque coisas pesadas na parte de trás do veículo, exatamente acima do eixo traseiro (no fundo do porta-malas ou da caçamba, se for uma picape).Pedras, pedregulhos e lenha são opções especialmente adequadas para situações como essa, uma vez que é possível utilizá-las caso você fique preso na lama.

4 – Dirija de modo que os pneus do carro fiquem sobre as áreas mais altas da estrada, não sobre os sulcos. A água costuma se acumular nesses pontos, portanto, essas regiões ficam mais lamacentas e escorregadias.

5 – Não sobrecarregue os freios. Se estiver descendo uma ladeira, reduza uma marcha ou simplesmente vá mais devagar!

6 – Caso precise parar, não pise no freio bruscamente. Pressione o pedal levemente e solte-o, voltando a pressioná-lo logo em seguida. Esse método é chamado de “frenagem cadenciada”, e é o que os freios ABS fazem automaticamente nos carros modernos quando há perda de tração, por exemplo, em caso de chuva ou neve na estrada.

 

7 – Se o carro começar a deslizar, vire os pneus na mesma direção (como indicado no caso de gelo na pista) e pise levemente nos freios. Caso você não consiga parar e o veículo esteja saindo da estrada, tente virar o carro o mais suavemente possível para longe da borda. Girar a direção repentinamente pode fazer com que o carro tombe!

 

8 –Se você ficar preso na lama, acalme-se e saia do veículo.

  • Analise a condição do solo e descubra a maneira mais fácil de sair do local.
  • Pegue algumas pedras e pedaços de madeira da parte traseira do veículo e faça um caminho plano para os pneus, o mais próximo possível da “trilha” (concentre seus esforços nos pneus traseiros, caso a tração seja traseira). Além disso, procure não fazer uma passagem muito alta, o que pode dificultar a movimentação do carro.
  • Volte para o carro e dirija para frente o mais lentamente possível. Se os pneus começarem a girar, experimente alternar com a marcha ré, fazendo com que o veículo balance para frente e para trás até que os pneus consigam tração.
  • Tenha em mente que talvez seja necessário colocar mais pedras ou madeiras até que esse procedimento funcione.
  • Diminuir a pressão nos pneus pode ajudar a melhorar a tração em estradas lamacentas. A redução depende do tamanho e tipo de rodas e pneus. Evite realizar esse procedimento caso você tenha que dirigir em uma estrada normal novamente antes de ter a chance de reajustar a pressão. Tenha em mente que uma redução exagerada pode resultar em falta de controle e possíveis danos ao conjunto roda/pneu. Além disso, evite ajustar a pressão para menos de 20 PSI ou menos da metade do valor recomendado.

9 – Leve um celular para pedir ajuda caso seja necessário. Se você não tiver celular ou sinal de serviço, lembre-se de levar água potável e um saco de dormir para emergências.

 

Dicas

  • Se você dirige na lama com frequência, peça ao seu revendedor de pneus para ajudá-lo a encontrar uma marca com boa tração.
  • Caso você deseje melhorar a tração dos pneus, esvazie-os um pouco. Isso aumentará a sua superfície em contato com o chão, melhorando a tração. Mas, assim que voltar ao asfalto, lembre-se de encher os pneus de acordo com a orientação do fabricante.
  • Caso esse tipo de situação ocorra frequentemente, considere comprar um veículo com tração nas quatro rodas.
  • Tente dirigir devagar ou você poderá ficar atolado na estrada.

 

 

Um comentário

  1. Muito boa a contribuição. Existem poucas contribuições nesse sentido no mundo offroad. O Serjeep Offroad irá repassar essas orientações aos novatos e também àqueles que possuem mais experiência. Conheçam e participem do 13º Serjeep Fest a realizar-se na capital sergipana no período de 17 a 21 de abril. Mais informações no site do clube http://www.serjeep.com.br e no Instagram @serjeepoffroad

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