Como usar a Patesca

Blog Dandaro 4x4

Como usar a Patesca

A patesca é um equipamento muito importante, que proporciona a multiplicação da força mecânica aplicada a um objeto imóvel. Veja abaixo um veículo atolado, através de um cabo.

Exemplo de uso correto da patesca:

patesca 4x4 para guincho off roadpatesca 4x4 para guincho off road

 

Saia de um atoleiro

Nestas imagens temos o cabo do guincho passando por uma patesca presa a uma árvore através de uma cinta de reboque e retornando a um ponto de ancoragem no próprio veículo. É importante que os cabos fiquem o mais paralelo possível.

As forças em um lado da patesca devem equilibrar as forças do lado oposto. No exemplo apresentado, uma força de duas toneladas, necessária para deslocar o veículo em apuros, é dividida por dois cabos cabendo uma tonelada para cada um deles. Como um dos cabos é o do guincho, esta é a força à qual o guincho está submetido. A outra força é aplicada ao ponto de ancoragem.
Neste caso a vantagem mecânica é 2:1 (dois para um). Isto significa que a força de arraste é o dobro da força no guincho e que a velocidade de deslocamento do veículo guinchado é a metade da velocidade do cabo junto ao guincho.

Ajude um Amigo

Na imagem a seguir temos um resgate realizado com 2 patescas, ilustrando o caminho do cabo e indicando as forças em cada segmento. Uma patesca presa ao veículo a ser socorrido e outra presa ao veículo guincho (fixo).

uso correto da patesca 4x4 para guincho off road

Note que em cada patesca há um equilíbrio de forças e que tanto o veículo guincho quanto o veículo socorrido estão sujeitos a três toneladas. O guincho, porém, está sujeito apenas a força de uma tonelada. Assim a vantagem mecânica é de 3:1 (três para um). Isto significa que a força de arraste do guincho foi triplicada.

Mudança de direção

Veja na imagem abaixo outra situação bastante comum. Neste caso o veiculo a ser puxado pelo guincho está em uma curva de forma que não seria possível alinhar frontalmente o guincho, e o uso da patesca através de uma cinta e manilha ancorado em um ponto de fixação ou árvore e em sequencia no veiculo atolado.

uso correto da patesca 4x4 para guincho off road

IMPORTANTE: Esta matéria é apenas informativa e ilustrativa e, e não capacita para o uso destes equipamentos que são complexos e oferecem riscos sérios quando não são corretamente utilizados.


Comprar Acessórios Dandaro 4x4

Confira os melhores acessórios 4×4 clicando aqui

Patescas 4×4 é na Dandaro 4×4, clique aqui e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *