Manutenção Off-Road
Embora sejam pesados e fortes, mesmo os carros 4×4 precisam de cuidados, de vez em quando. Longos períodos de uso em lama, areia e água podem danificar a carroceria, bem como a integridade dos componentes do motor. Por esse motivo, escolhi exemplificar um pouco do que deve ser feito periodicamente para manter todo o carro em boas condições.
“Depósitos de Lama”
Barras dianteiras e traseiras, controles deslizantes de rocha e proteção da parte inferior da carroçaria. Cada um deles é, por sua vez, um local perfeito para o armazenamento de lama por longos períodos de tempo. De preferência duas vezes por ano, esses componentes precisam ser desativados. Tal tarefa requer um dia inteiro de trabalho, na melhor das hipóteses. Depois de derrubados, a lama e as raízes precisam ser removidas. Se esta operação não for realizada há alguns anos, você notará que a ferrugem foi acumulada nas partes mais “ativas” da carroceria. Um bom trabalho de repintura está em ordem, o que, com o tempo, poupará a longo prazo da restauração oportuna do chassi e de outros trabalhos cruciais da carroceria.
Lubrificação da transmissão
Ao passar por água e lama, o lubrificante que deve manter sua transmissão sob controle é lavado. Com a limpeza dos eixos de apoio e suas cruzes adjacentes, o movimento rápido que define o trabalho dessas peças ajuda a aumentar o desgaste. Nesta categoria em particular, devemos considerar também a lubrificação da junta CV. Atualmente, a maioria dos carros 4×4 vem padrão, que são exatamente a quantidade necessária para lubrificar uma junta. Dessa forma, toda a aproximação e derramamento são retirados da equação, deixando para um processo mais limpo e mais exato.
Ferrugem, Lascas de tinta e arranhões
Quanto mais você sai da estrada, mais as partes do carro são danificadas. Painéis, barras deslizantes, barras completas dianteiras e traseiras têm impacto direto com árvores e pedras no processo. Cuidar dessas coisa economiza uma grande quantidade de problemas a longo prazo. Até as melhores camadas de tinta (ou seja, pintura eletrostática) são propensas a ferrugem, se não forem usadas de vez em quando. Água ou umidade se arrasta sob qualquer imperfeição e apodrece tudo por baixo. Isso é especialmente visível em áreas de maior cobertura, como a barra estabilizadora ou os painéis de alumínio. Os últimos sofrem de um método peculiar de “ferrugem”.
Cuide do seu motor e ele cuidará de você, basicamente. É uma parceria. Os carros mais antigos precisam de mais carinho. Lubrificantes mais avançados, mais duradouros e menos poluentes apareceram no mercado. Realmente, todas as regras para os lubrificantes se aplicam igualmente aos filtros e tal. As peças serão trocadas, os problemas aparecerão ao longo do carroo, mas a substituição periódica de todos os itens mencionados aqui ajudará seu carro a viver uma vida longa e sem problemas.
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