5 dicas 4×4 que todo motorista off-road deve saber
Pode não ser possível detalhar o conhecimento essencial do “volante”, mas isso não nos impede de tentar! Se você é novo na condução off-road, precisa conhecer o básico.
Esses princípios básicos podem ser agrupados em cinco categorias de informações: como escolher um 4×4, como montar seu veículo, como ajustar seu veículo, como tomar boas decisões e como dirigir na pista.
Observe que nossas dicas são intencionalmente gerais, pois nosso objetivo é alcançar o maior alcance possível….
Escolhendo seu veículo
Dimensões. Dimensões menores têm melhor desempenho na maioria das vezes. Você deseja um veículo com balanços traseiros curtos, ângulos de aproximação íngremes e mais espaço aberto por baixo.
Peso. Um veículo mais leve é preferido do que um mais pesado. Caminhões e jipes mais leves consomem menos energia, mas têm melhor tração e flutuação.
Distância entre eixos. O desafio da distância entre eixos é equilibrar desempenho e estabilidade. Geralmente, esse equilíbrio é alcançado quando a distância entre eixos é de 90 a 100 pol. Uma menor distância entre eixos diminui muito a estabilidade. Uma distância entre eixos mais longa afeta negativamente seus ângulos de afastamento e aproximação.
Construindo seu veículo
Segurança. Sua primeira modificação deve ser a instalação de pontos de recuperação sólidos na parte frontal e traseira da plataforma. Na parte traseira, você pode usar um engate de receptor. Você também precisará do seguinte equipamento: cinta de reboque, duas manilhas, extintor, kit de ferramentas, kit de peças de reposição, compressor ou tanque de CO2 e um guincho e suporte de guincho confiáveis. Nos da Dandaro 4×4 temos varios modelos de Guinchos Eletricos, para saber mais acesse nosso site: www.dandaro4x4.coml.br.
Pneus. Os pneus certos podem melhorar significativamente seu desempenho off-road. Pneus maiores são sempre preferidos, mas você deve trabalhar dentro de quais quer limitações criadas pelo levantamento e pela engrenagem no seu equipamento. Os problemas mais comuns que você terá com a condução na rua são o desgaste de pneus e o fraco desempenho na chuva.
Macacos. Você escolherá os pneus e o kit de elevação juntos, pois suas escolhas nessas duas categorias influenciam uma à outra. Um elevador imenso tem uma certa quantidade de atrativos, mas há um ponto em que o tamanho do elevador se torna contraproducente. Em outras palavras, não levante tanto a plataforma que a qualidade, a segurança e a estabilidade da pedalada sejam impactadas negativamente. Segurança e praticidade devem ter precedência sobre a aparência.
Ajustando seu veículo
Pressão do pneu. Ajustar a pressão dos pneus no terreno é um método comum de ajuste, se você souber o que está fazendo. Embora o ajuste da pressão dos pneus seja um tópico relativamente complexo, podemos abordar algumas regras básicas aqui. Primeiro, não abaixe a pressão dos pneus, a menos que você tenha uma maneira de arejar seus pneus de volta. Você abaixaria os pneus para aumentar a área do adesivo de contato. Um pneu com menos ar apresenta melhor desempenho de aderência em superfícies irregulares, proporcionando melhor tração. Em terrenos macios, é menos provável que o pneu ventilado afunde.
A pressão certa de “arejamento” para o seu equipamento depende do peso do veículo, do tamanho do pneu e se você tem ou não um aro com trava de bloqueio. Geralmente, você pode reduzir com segurança a pressão dos pneus de rua em 25% para obter a melhor tração e flutuação off-road. No mínimo, em terrenos suaves, você terá uma condução mais suave.
Tomar boas decisões
Pise levemente. Certifique-se de respeitar a trilha. Não fazer isso apenas aumenta a probabilidade de você e todos os outros serem banidos das aventuras que mais amamos. Não se arrisque nas trilhas, não deixe o lixo para trás ou cause danos desnecessários.
Compreender limitações Não use mais do que você pode suportar. Os desafios off-road podem ser razoáveis ou irracionais, de acordo com o seu nível de habilidade. Conheça a diferença e cumpra-a.
Esteja pronto para tentar a solução criativa de problemas. Se uma estratégia específica falhar cinco vezes, você provavelmente precisará tentar outra coisa.
Manutenção: Mantenha a manutenção do seu veículo e não a retire na pista se houver problemas mecânicos pendentes.
Proficiência na condução
Desenvolva um toque fino no acelerador, para evitar o uso excessivo ou insuficiente. Você deve conseguir a quantidade certa de acelerador no momento certo, por instinto.
Usando engrenagens. As etapas de engrenagem no sistema de transmissão de um 4×4 são simplesmente multiplicadores de torque. Nas marchas mais baixas, o torque está multiplicando mais. Em engrenagens mais altas, o torque está multiplicando menos. Em ambos os casos, a quantidade de torque interagindo com os pneus e a superfície do solo afeta sua tração. Quando há mais torque do que o necessário, o pneu gira. Para reduzir o torque, você pode aumentar ou diminuir a aceleração.
Compreendendo o terreno. Assista e aprenda é a melhor estratégia para todos, principalmente para os motoristas iniciantes. Estude como outros motoristas lidam com o terreno. Você deseja seguir a rota que lhe dá tração e folga sobre obstáculos. Se a superfície for irregular, encontre uma linha que mantenha a carga nos pneus o mais uniforme possível. Ao manter o veículo nivelado, você obtém mais tração com mais pneus.
Perspectiva: O banco do motorista oferece uma visibilidade limitada do terreno. Às vezes, você precisa sair e olhar em volta. Quando a condução ficar realmente difícil, peça a alguém que saia e o encontre.