Espaçador e alargador para rodas – Dicas e Cuidados

Blog Dandaro 4x4

Espaçador e alargador para rodas – Dicas e Cuidados

Espaçador e alargador para rodas: usos, cuidados e dicas

O uso de espaçador e alargador para rodas é bastante comum para pessoas que querem adaptar o tamanho das rodas utilizadas em seu veículo – especialmente quando o novo item é utilizado em um tamanho maior do que aquele que era usado até então.

A utilização permite que as adaptações ocorram com maior segurança e usabilidade, mas é necessário levar em consideração uma série de cuidados e boas práticas para evitar que o instrumento feito para auxiliar converta-se em um problema de segurança.

O que são espaçadores e alargadores?

Espaçador e alargador é o nome dado à peça que é colocada antes da roda do carro – seja para “jogá-la para fora”, como em uma substituição a uma roda de ET negativo, ou para aumentar o possível grau de esterçar o veículo (sobretudo no caso de picapes e off-roads).

Em outras palavras, são espécies de adaptadores que atendem funções específicas com o objetivo de tornar as rodas mais próprias para o uso em certos contextos e modificações dos veículos.

Em geral, os itens não acompanham os veículos em sua configuração de fábrica, sendo muito mais comuns para os modificados e adaptados no que diz respeito ao aro das rodas.

Quando o uso de espaçador e alargador é necessário?

O uso de espaçador e alargador torna-se necessário no momento em que as rodas do carro não são mais adequadas para a sua configuração original. Em outras palavras, são instrumentos de adequação, e devem ser utilizados apenas quando a configuração já disponível no veículo não é mais coerente com a nova configuração que será adotada.

Isso pode ocorrer em função do tamanho, do perfil ou do tipo das rodas e pneus, por exemplo. Outra situação comum é a adoção de rodas com uma quantidade de parafusos diferentes do veículo original – o que acaba por exigir um adaptador.

Quais os cuidados necessários?

O principal cuidado no uso de espaçador e alargador para rodas diz respeito à instalação dos instrumentos. É importante apertar bem as ferramentas, mas sem correr o risco de trincar ou quebrar os adaptadores – fato que pode causar grande instabilidade.

Igualmente importante, é lembrar que o uso de espaçador e alargador de roda pode modificar a dirigibilidade do veículo. Em geral, esse é um efeito desejado por quem instalou o equipamento, mas é importante que o condutor tenha um período de adaptação para evitar possíveis acidentes.

As rodas mais afastadas do centro do veículo garantem maior estabilidade na curva, modificando a forma como o veículo responde aos movimentos. Se você está muito acostumado a dirigir seu veículo em um certo ambiente, é importante fazer novos testes até perceber suas novas formas de resposta.

Encontre Aqui Alargador e Espaçador de Rodas para seu Off Road

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *