Aventura off-road: confira as dicas para dirigir fora da estrada

Blog Dandaro 4x4

Aventura off-road: confira as dicas para dirigir fora da estrada

Se você é do tipo que gosta do desafio de dirigir em estrada de terra, com direito a lama e obstáculos, então vai curtir nossas dicas de como dirigir com segurança em um terreno difícil. Nessa situação, um bom veículo faz toda diferença, mas para a diversão ser garantida, quem está dirigindo deve conhecer algumas técnicas:

Dirigindo na areia
Antes de tudo, avalie bem as características do local em que vai dirigir. Existem vários tipos de areia. Ela pode ser fina, compacta, duna, pode estar molhada ou seca. Quanto mais solta, menor a aderência do piso e menor a capacidade de tração dos pneus. Por isso, as trilhas de areia exigem veículos com tração 4×4, que vai distribuir melhor a força do motor e melhorar a aderência.
Dica: Em trechos mais curtos de duna ou trilha, entre com o carro “embalado” para evitar que ele atole.
Para os trechos mais longos, o recomendado é utilizar a marcha reduzida. Lembre-se de considerar o peso total do veículo e o tipo de pneus utilizados. Além disso, as mudanças devem ser rápidas para não perder velocidade.
Com essas dicas você pode administrar a força e velocidade do carro até chegar ao seu destino.

Dirigindo na estrada de terra

Esse tipo de estrada oferece pouca aderência e o mais recomendado é um veículo com tração nas quatro rodas, para garantir a estabilidade.
Dicas: Quando estiver dirigindo em local com terra solta ou quando perceber a presença de pedriscos na pista, reduza a velocidade. Nessas situações, a estabilidade na direção pode ficar comprometida.
Quando estiver chovendo, diminua a velocidade. A aderência dos pneus na terra molhada é menor. Mantenha a tração 4×4 engatada e utilize uma marcha mais reduzida.
Se você se deparar com descidas e subidas acentuadas em condições de chuva, procure usar a primeira ou segunda marcha e acelere apenas o suficiente para movimentar.

Dirigindo na Lama
A aderência na lama é muito menor, portanto, nada de escorregar! Antes de iniciar a aventura, procure caminhar pelo trecho e verifique, com o auxilio de uma vara, a existência e profundidade de buracos, além de pedras e outros obstáculos que podem estar escondidos.
Na escolha do pneu, dê preferência ao de uso misto, desenvolvido especialmente para esse tipo de terreno.
Uma dica é diminuir o máximo possível o peso do veículo. Assim você reduz as chances de atolar.

Dirigindo na água
Para atravessar um trecho com água, o primeiro passo é avaliar a profundidade. Por segurança, não tente percorrer um trecho se a água estiver ultrapassando a metade da altura das rodas. Porém, se o carro for 4X4, esse limite é maior. Tenha muito cuidado! Se água entrar no motor pelo respiro de ar, além de não conseguir concluir a travessia, o motor pode ficar gravemente danificado.

Antes de começar uma aventura off-road, pesquise os modelos de carros mais preparados para essas travessias, como caminhonetes e jipes, que normalmente possuem tração nas quatro rodas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *