A Importância da Manutenção de Rotina
A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DE ROTINA
Todos os veículos exigem manutenção de rotina para garantir uma vida útil longa e os veículos off-road não são exceção. Porque nem todos os veículos são dirigidos da mesma forma, são apenas recomendações. Você deve ter o hábito de fazer verificações regulares de manutenção antes e depois de cada trilha off-road – já que a exposição à lama, água, poeira e sujeira faz com que as peças se desgastem mais rapidamente. Inspeções preventivas e inspeções de roteamento são o componente chave para evitar falhas na trilha.
Quando na trilha, você deve prestar atenção extra a quaisquer ruídos anormais, vazamentos de fluidos ou cheiros. Você deve sempre verificar o seu veículo após obstáculos como travessias em águas profundas, escaladas, etc…
Recomendamos ter os fluidos de seus veículos (óleo do motor, líquidos diferenciais, fluido de transmissão, fluido da caixa de transferência, direção hidráulica, fluido de arrefecimento, fluido de freio etc.) e uma verificação geral da suspensão antes e depois de cada viagem.
VERIFICAR VAZAMENTOS
Uma das primeiras coisas que verificaremos são vazamentos de fluido. Por exemplo, em um equipamento off road mais antigo, um pequeno vazamento de óleo é menos ameaçador do que um vazamento de fluido de transmissão.
ÓLEO DE MOTOR
O principal componente do seu veículo, o coração que faz com que ele se mova. Você deve prestar muita atenção ao seu óleo de motor, é fácil verificar e mantê-lo fresco pode poupar muito dinheiro e dores de cabeça futuras.
DIFERENCIAL FRONTAL
Seu diferencial dianteiro só funciona quando a tração nas 4 rodas está ativada (a menos que você tenha um veículo 4×4 em tempo integral, isso será acionado o tempo todo). Nós vemos os diferenciais dianteiro e traseiro contaminados pela água com freqüência. Água em seu óleo de engrenagem com a causa de ser uma cor branca / leitosa.
CAIXA DE TRANSMISSÃO E TRANSFERÊNCIA
A transmissão conecta o motor. Esse componente pode levar muito desgaste, especialmente se você tiver pneus grandes demais. Manter um fluido fresco pode ajudar a evitar problemas de transmissão, que podem ser caros, rápidos. Por outro lado, o Transfer-Case conecta a transmissão à tração dianteira e traseira do veículo. Entre os dois, eles são responsáveis por transferir a potência do motor para as rodas.
DIFERENCIAL TRASEIRO
Seu diferencial traseiro tem muito mais uso do que a frente, já que é a principal unidade do veículo. Este Fluido pode precisar ser substituído com mais freqüência do que a frente e sempre procuramos por restos de metal ao drenar o fluido antigo.
FREIOS
O seu sistema de freio é um dos componentes mais importantes do seu veículo, permite-lhe parar em segurança e é imperativo para uma condução segura em 4X4, a sua vida pode depender disso.
A velhice, a deterioração do calor e do sol, bem como coisas como contaminantes na estrada, podem corroer as linhas de freio e causar rachaduras. Uma vez que vemos linhas de freio quebrando, recomendamos uma atualização para linhas de freio de aço inoxidável.