Conhecendo os Terrenos Off Road

Blog Dandaro 4x4

Conhecendo os Terrenos Off Road

A primeira regra é nunca dirigir mais rápido do que o necessário e enfrentar obstáculos em um ritmo lento e constante. Isso, com pequenas exceções, levará você a situações difíceis com mais facilidade.

Conhecendo os terrenos off road

Trilhas Rochosas;

Evite as grandes pedras, conduza devagar e engate a tração nas quatro rodas de alta proporção para reduzir o desgaste da transmissão e proporcionar maior controle do veículo. Abaixo a pressão dos pneus até o ponto em que o pneu está começando a inchar, o que torna a viagem mais confortável. As trilhas muito usadas costumam ter sulcos profundos, a tal ponto que é impossível dirigir.

A Lama;

Primeiro caminhe pela rota. Encha buracos profundos com pedras ou outro material. Verifique se há rotas alternativas – Em seguida, mapeie sua rota pela lama, usando paus presos na lama para indicar quedas e outros perigos…

Coloque sua marcha e tente não mudar de marcha durante a travessia, mantendo o momento crítico, mas há uma linha muito tênue entre andar muito devagar e correr perigosamente rápido. A segunda ou terceira marcha são suas escolhas óbvias, evitando a rotação da roda. A primeira marcha gera muito torque e causa a rotação da roda.

Se as rodas girarem, solte suavemente as rotações até prenderem novamente.

Travessias;

As travessias de rios em águas profundas estão entre os mais perigosos de todos os perigos off-road. Se você tem alguma dúvida sobre uma travessia do rio, não faça isso. Encontre uma rota alternativa ou aguarde a chegada de outro veículo. E, ao atravessar um rio, sempre se prepare para o pior cenário possível. (Algumas Dicas de como atravessar um rio com seu 4×4: https://www.dandaro4x4.com.br/blog/atravessando-os-rios-com-seu-4×4/ ).

Conhecendo os terrenos off road

Dunas de areia;

A condução de dunas de areia é bastante perigosa. Mas às vezes a crista das dunas de areia é a única rota. Sempre faça uma verificação a pé.

Dirija para as dunas de frente em ângulo reto com a crista. Entrar em um ângulo oblíquo pode fazer com que você role. Crie impulso suficiente para chegar ao topo da duna, altura em que você precisa parar o veículo. Cave a crista, abaixe o nariz e desça lentamente na segunda marcha de baixa marcha, e não toque nos pedais do freio ou do acelerador. Deixe as engrenagens fazerem o trabalho, pois os freios podem travar e fazer você rolar. Sua descida deve estar totalmente reta, se você se inclinar para baixo em um ângulo, você definitivamente cairá.

Cuidado com as mudanças na cor da areia na estrada à frente – isso quase sempre indica uma mudança na consistência do cascalho.

 

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