História e evolução da JEEP
A PRIMEIRA MARCA JEEP® 4×4
A marca Jeep é conhecida por muitas razões e algumas das mais populares incluem o estilo robusto e exclusivo da marca, mas há muito mais no Jeep do que aquilo que chama a atenção. Nossa parte favorita da marca Jeep é sua história e seu impacto na indústria automotiva.
A marca Jeep teve origem no início dos anos 40 e o primeiro veículo Jeep foi construído pela Willys-Overland e foi chamado de Willys MB Jeep. Este jipe foi produzido em 1941 e foi construído especificamente para uso militar durante a Segunda Guerra Mundial. Foi esse modelo original que deu raízes ao Wrangler hoje. O Willys MB Jeep geralmente é mostrado sem teto ou portas, mas alguns modelos tinham um teto fino. O Willys MB também veio de fábrica com um sistema de transmissão 4 × 4, uma grade vertical com fenda e faróis redondos – soa familiar? Esse sistema de tração 4×4 transformou o Willys MB Jeep no primeiro veículo 4×4 produzido em massa.
1957 – Início no Brasil
Um ambicioso plano industrial incentiva a nacionalização da produção de veículos no Brasil. Um dos primeiros é o Jeep CJ-5, que já era montado com componentes importados na fábrica da Willys Overland do Brasil em São Bernardo do Campo (SP) desde 1954.
Desde o início do Jeep, todos os tipos de modelos foram feitos. Alguns dos modelos mais populares, incluindo o Wrangler (é claro), Cherokee e Grand Cherokee.
1974 – Jeep Cherokee (SJ)
Começa a produção do Cherokee. Inicialmente desenvolvido como uma versão de duas portas mais compacta do Wagoneer, ele logo ganhou a opção de cinco portas, transformando-se num dos maiores sucessos da história da marca.
1987 – Jeep Wrangler (YJ)
Sucessor da linha CJ, o Wrangler estabelece novos padrões, adicionando o requinte técnico do Cherokee à robustez do jipe clássico, com conforto ideal para o uso diário. Caracterizado pelos faróis retangulares, foi um grande sucesso, contabilizando mais de 685 mil unidades produzidas.
2007 – Jeep Compass
O Compass é apresentado como um utilitário com vocação mais urbana, moderno e confortável – mas para horror dos entusiastas da marca, sem tração integral. Enquanto isso, o Wrangler chega a sua terceira geração maior e mais largo, com freios ABS e controles de estabilidade e tração.
2015 – Jeep Renegade
Com o lançamento mundial do Renegade no segmento de SUVs compactos e a inauguração de uma nova fábrica no Brasil – a primeira exclusiva da marca fora dos Estados Unidos –, a Jeep dá continuidade ao maior plano de expansão em seus 74 anos de história.
Acessorios para os modelos Jeep, em nosso site: