Serra da Canastra – As maravilhas de São João Batista do Glória

Blog Dandaro 4x4

Serra da Canastra – As maravilhas de São João Batista do Glória

Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, criado em 1972 através do decreto 70.355 de 1972. Dentro do parque está localizada a nascente histórica do rio São Francisco, no município de São Roque de Minas.

Previsto com uma área inicial de 200 mil hectares o Parque Nacional só se efetivou em uma área de 71.525 ha e isto até hoje é causa de muito conflito na região, devido à intenção do IBAMA de desapropriar o restante da área originalmente prevista. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A Serra da Canastra tem o formato de um baú, daí a origem do nome, pois canastra é um tipo de baú antigo. A cachoeira Casca d’Anta com aproximadamente 186 metros de altura é um dos principais atrativos do Parque, saindo de um corte natural da Serra de aproximadamente 144 metros, ou seja, a altura da Serra chega a 330 metros. O Rio São Francisco nasce 14 quilômetros antes da sua queda principal.

O Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a “borda da Mata Atlântica” e o “início do Cerrado”, com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos gaviões e espécies ameaçadas de extinção como o pato mergulhão e o tatu-canastra.

A água é o fator preponderante no parque, cujas nascentes, que chegam a centenas, surgem em função da umidade que a rocha fria absorve do ar, principalmente no período da noite

O rio São Francisco tem sua nascente histórica na Serra da Canastra, mais precisamente no município de São Roque de Minase sua primeira grande cachoeira, a Casca d’Anta, com 186 metros de altura, fica no distrito de São José do Barreiro (MG), e seu acesso é feito pela portaria 4 do Parque Nacional, localizada neste distrito.

Nesta Edição vamos mostrar as Maravilhas de São João Batista do Glória

São João Batista do Glória é uma típica cidade do interior de Minas Gerais. Com quase 7 mil habitantes e todo o acolhimento do povo mineiro, “o Glória” , como a cidade é conhecida na região, é um pedaço de terra abençoado pela natureza com trilhas,cachoeiras, piscinas naturais, riachos e lagoas.

De acordo com o Comtur, Conselho Municipal de Turismo, o município tem pelo menos 130 cachoeiras. Algumas de fácil acesso, ótimas para quem vem a passeio com a família e crianças; outras perfeitas para quem gosta de se aventurar por trilhas mais difíceis e praticar esportes radicais.

Como fica localizada em uma região montanhosa, o Glória também possui vales e serras de beleza inigualável como o Chapadão da Babilônia e o Vale da Babilônia, de onde se pode desfrutar de um visual incrível de toda a região e também da vizinha Serra da Canastra.

A vegetação da região é típica de Cerrado,com áreas de Mata Atlântica, o que e favorece o contato com uma rica variedade de plantas e flores, algumas de espécies pouco conhecidas.

O município possui várias pousadas aconchegantes e com infra-estrutura completa. Para os passeios em trilhas é aconselhável que o visitante contrate o serviço de um guia para evitar contratempos.

O Paraíso Perdido é um dos principais atrativos do município. Trata-se de um complexo de cachoeiras com água cristalina,piscinas e pedras que formam tobogãs naturais. O local possui ainda infra-estrutura com banheiros, área de camping e umr estaurante com comida típica mineira. Além disso, é bem sinalizado com orientações para a segurança dos visitantes. O acesso ao Paraíso Perdido é pela Rodovia MG-050,próximo ao km 315 (placas no local).

Pela mesma MG-050 o visitante pode chegar às cachoeiras do Filó e Cascata. A cachoeirado Filó fica praticamente às margens da rodovia, próxima ao km 300. Já para chegar à Cascata e mesmo ao Paraíso Perdido, é preciso percorrer pequenos trechos de estradas de terra.

O Glória está localizado às margens do Rio Grande, próximo à Usina Hidrelétrica de Furnas. A cidade surgiu há quase dois séculos, com a construção de uma capela dedicada a São João Batista, da igreja da Glória, em terras doadas pela família Goulart, fundadora do povoado. O nome oficial foi adotado em 1911.

São João Batista do Glória faz parte do circuito turístico da Serra da Canastra e está entre os que podem ser atingidos pela ampliação do Parque Nacional da Serra da Canastra.

Apesar do grande potencial turístico, São João Batista do Glória ainda é uma cidade pequena e tranquila. Por isso mesmo,atraente, perfeita para quem busca interação com a natureza. No Glória é possível encontrar sossego e aventura na mesma proporção.

Para quem vem do sentido de Belo Horizonte(362 km) pela MG-050, seguir até 5 km depois da Usina Hidrelétrica de Furnas.Depois pegar à direita uma estrada de terra até São João Batista em um percurso de 19km (há sinalização).

De São Paulo (415 km), pela Rodovia Bandeirantes ou Anhanguera até Campinas e depois pela Adhemar de Barros até Mococa.Seguir em direção a Belo Horizonte e entrarem Passos. Atravessar a cidade até a ruaBarão de Passos e seguir em direção ao Porto do Glória. O aeroporto mais próximo fica em Ribeirão Preto (180 km)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *