O off-road é ruim para o meio ambiente?
Poucas pessoas acham que a prática de off-road não é empolgante, sair em uma trilha sobre terrenos agitados é sempre muito empolgante. E com tantas pessoas dedicadas ao off-road, o esporte deve ter algo a seu favor. Veículos como ATVs (veículos todo-o-terreno) e os UTVs dão a seus passageiros uma verdadeira emoção enquanto manobram em terrenos não pavimentados. Há anos se debate sobre a sabedoria de permitir que veículos off-road o uso não regulamentado de espaços públicos naturais, pois o off-road pode perturbar a vegetação, a vida selvagem e o ecossistema em geral.
– Mas porque essa discussão?
É bem simples, na verdade: por definição, o off-road coloca automóveis em áreas não projetadas para automóveis. Isso tem uma variedade de efeitos no ambiente natural, incluindo:
– Danificar o solo;
– Danificar Vegetação;
– Animais selvagens perturbados;
Por sua parte, muitos off-roaders concordam que é preciso haver algum nível de regulamentação. Afinal, muitos veiculo off-road novos são comprados todos os anos no Mundo inteiro, criando alguns espaços abertos bastante cheios.
Muitos praticantes do off road, tem total noção de como se comportar na natureza, e basta saber de coisas simples para conseguir preservar o meio ambiente:
– Jamais deixe lixo na trilha;
– Cuidado com as árvores quando fazer uma ancoragem;
– Ande sempre com o veículo em dia;
– Cuidado quando for abrir novas trilhas;