Quem fundou a Troller? Historia Completa da Marca
Fundação da Troller:
A Troller foi fundada em 1995 no Ceará por Rogério Farias e em 1997 o empresário Mário Araripe adquire a empresa e investe na expansão da fábrica e na linha de produtos.
O nome Troller é uma adaptação brasileira da palavra inglesa troll, que se refere a um personagem das lendas escandinavas que habita florestas e cavernas da Noruega. Personagem que protege seus visitantes, além de ser fiel, leal e trazer sorte, mas perde a paciência quando ameaçam seu habitat.
A referência do nome não deixa de ser uma comparação à similaridade do personagem escandinavo ao Troller T4. Que tem alta e reconhecida confiabilidade para transitar em terrenos difíceis, além de ter um motor “agressivo” para desbravar caminhos desconhecidos.
Hoje a Troller conta com uma rede de Concessionárias que abrange todo o Brasil. (fonte: https://www.troller.com.br/institucional/sobre).
O Primeiro Modelo:
Em 1997, foi iniciada o processo de produção em linha do primeiro modelo da Troller, o RF SPORT, com motor de 1.8 a gasolina. No ano seguinte o veiculo recebeu o motor 2.0 de 110cv.
• Hoje, a rede de distribuição da marca é formada por 23 representantes, em todas as regiões brasileiras. A rede de postos de assistência técnica conta com 48 estabelecimentos credenciados em todo o país.
A aquisição pela Ford:
No dia 4 de janeiro de 2007, em audiência com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da divisão para a América Latina da Ford. Mark Fields anunciou a aquisição da Troller, que passa a fazer parte do grupo, juntamente com Lincoln e Mercury.
Produzidos atualmente (2020):
– Troller T4: Ele foi o jipe mais vendido do Brasil até a metade de dezembro de 2008, quando ficou com 1.104 unidades vendidas. Em abril de 2010. A Troller anunciou que a venda acumulada do T4 atingiu 10 mil unidades.
Pode apresentar as seguintes motorizações:
- Motor MWM 2.8 Turbo Diesel (2001 até o final 2005): 114 cv (potência líquida), velocidade máxima de 155km/h.
- Motor NGD 3.0 Turbo Diesel Eletrônico (final de 2005 até 2012): 163 cv, velocidade máxima de 160 km/h.
- Motor International Maxxforce 3.2 Turbo Diesel (2013 até 2014): 165 cv e 38,78 kgf.m, velocidade máxima de 165 km/h.
- Motor Duratorq 3.2 Turbo Diesel (a partir de 2015): 200 cv e 47,9 kgf.m, velocidade máxima de 180 km/h.