História e Gerações do Jeep Wrangler

Blog Dandaro 4x4

História e Gerações do Jeep Wrangler

O Jeep Wrangler é um dos veículos mais emblemáticos do mundo Off Road e um dos poucos veículos em produção contínua. Embora os estilos do corpo tenham evoluído ao longo do tempo, o jipe pode traçar sua linhagem até o MB da Willys na Segunda Guerra Mundial, mais comumente chamado de “jipe”.

História e Gerações do Jeep Wrangler

Então, como esses veículos robustos fizeram a transição das necessidades de tempo de guerra para veículos civis e depois para os Wranglers resistentes e polivalentes que conhecemos hoje? Embora o primeiro veículo com a placa de identificação “Wrangler” não tenha estreado até 1986, é inegável que o Wrangler deve grande parte de sua existência aos Jeep CJs.

CJ JEEPS: 1945-1986

História e Gerações do Jeep Wrangler

Após a Segunda Guerra Mundial, uma vez que a vitória dos Aliados se tornou certa, Willy começou a desenhar em um jipe ​​civil. Esse modelo, conhecido como “CJ” para jipe ​​civil, estava disponível em maio de 1944. Eles adicionaram uma porta traseira, uma marcha mais baixa e uma parte superior de lona, ​​mas o quadro ainda era muito um “jipe”.

*A Jeep optou por oferecer esses veículos em combinações de cores exclusivas 

WRANGLER YJ: 1986-1995

História e Gerações do Jeep Wrangler

O primeiro Jeep Wrangler YJ estreou em 1986 no salão do automóvel de Chicago. Seus faróis retangulares deram a ele uma nova face e, embora continuasse a ter o mesmo corpo e estrutura separados que tornaram os CJs tão populares, emprestou sua suspensão e interior do Cherokee. O YJ Wrangler estava mais confortável que o CJ e lidou melhor. Também possuía barras anti-roll para combater as alegações fabricadas de aumento de rollover.

Ao contrário dos CJs, que foram projetados para serem divertidos para off-road e eram vistos como um “motorista de fim de semana”, os recursos adicionais de conforto do Wrangler tornaram-no um possível motorista diário.

 WRANGLER TJ: 1996-2006

História e Gerações do Jeep Wrangler

Wrangler ofereceu grandes melhorias, mas o TJ foi o primeiro verdadeiro Wrangler de segunda geração, produzido mais de uma década após a primeira. O Jeep Wrangler TJ estreou em 1997. O Jeep aprendeu com suas vitórias e derrotas. Eles aumentaram a rigidez da estrutura e do corpo, mas também mudaram para molas helicoidais para melhorar a suavidade do percurso. Eles também devolveram os faróis redondos originais do jipe.

As opções de motor permaneceram as mesmas do YJ e, de várias maneiras, o TJ foi mais um redesenho do que um relançamento. Ainda assim, as melhorias permitiram o aumento do uso do Jeep como veículo do dia a dia.

WRANGLER JK: 2006-2018

História e Gerações do Jeep Wrangler

Se você queria um jipe de quatro portas, teria que esperar até 2007. É difícil de acreditar, mas levou até o Wrangler JK que o Jeep oferecesse um modelo de quatro portas, e foi uma decisão muito bem-sucedida. Agora, quase setenta e cinco por cento dos Wranglers são modelos de quatro portas. Off-road é apenas melhor com os amigos.

Da mesma forma, oferecer tração e controle de estabilidade aumentou a segurança do JK. Embora tenha sido lançada quando a economia americana caiu, continuou popular apesar da falta de economia de combustível. O JK manteve muitas das características que primeiro distinguiram o Wrangler como um veículo off-road. As barras de proteção, as portas removíveis, o para-brisa dobrável e a capota ainda estavam disponíveis. Mesmo quando o Jeep ofereceu mais opções, manteve as que o tornaram popular pela primeira vez.

WRANGLER JL: 2018- HOJE

História e Gerações do Jeep Wrangler

2018 viu o nascimento da quarta iteração de Wrangler: The Wrangler JL. Com desempenho off-road mantido e uma presença aprimorada na estrada, o JL oferece recursos que o distinguem do JK, enquanto ainda anunciam o primeiro veículo militar da Segunda Guerra Mundial.

Entendendo que os clientes off-road se preocupam mais do que nunca em permanecer conectados, a Jeep sabiamente acrescentou recursos de e, embora ainda esteja disponível em um manual de seis velocidades, o automático foi atualizado para oito velocidades. Além disso, foram adicionados ainda mais recursos de segurança, incluindo sensores de estacionamento e monitoramento de pontos cegos.

Acessórios para o Jeep Wrangler no nosso site:

https://www.dandaro4x4.com.br/acessorios-jeep/acessorios-jeep-wrangler.html

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *